1º Seminário Prático da Música Brasileira

0

Written on 23:13:00 by Maurício Angelo


Começou hoje em Belo Horizonte o "1º Seminário Prático da Música Brasileira", organizado pela Casulo Cultura, Sebrae e Rádio Inconfidência - evento que nasce do núcleo Stereoteca (www.stereoteca.com.br), importante evento que têm divulgado a cena alternativa na capital mineira.

Os encontros começam sempre às 18:30 hs no auditório da biblioteca pública estadual Luiz de Bessa, na Praça da Liberdade, com entrada gratuita.

Confira abaixo o release do evento:

O Seminário Prático da Música conta com 4 dias de debates e 3 convidados diários das áreas de comunicação, produção executiva, comercial e artística no Brasil e no mundo. O formato inovador do Seminário propõe que ao final dos debates os participantes escolham através de votação no site do Stereoteca um convidado que, durante três meses, prestará uma espécie de consultoria virtual a artistas e produtores mineiros. Ao fim deste período os participantes deverão apresentar um produto final, fruto do trabalho criado ou modificado a partir da orientação do consultor.

O fortalecimento da produção cultural de determinado local está estritamente ligado aos instrumentos de fomento oferecidos aos produtores e artistas locais, por isso se faz necessário o desenvolvimento de um programa de qualificação de profissionais de modo a fortalecer a cadeia produtiva, possibilitando o surgimento de novas iniciativas que tenham as condições necessárias para “vingar” no mercado.

O intercâmbio e a troca de experiências com profissionais responsáveis por iniciativas relevantes na esfera cultural nacional e internacional permite a criação de um cenário ideal para o surgimento de novas idéias, de um modo mais profissional de se relacionar com o mercado, possibilitando a criação de novos negócios e de um circuito estruturado e auto-sustentável.

Programação:

03.06 (terça-feira)
ARTÍSTICO

Eduardo Ramos
Dono do selo Slag Records (que lançou discos de bandas como Arcade Fire, Cidadão Instigado, Grenade, Four Tet e Teenage Fanclub), trabalhou na área internacional da gravadora Trama, onde exerceu a função de diretor internacional, sendo o responsável por contratos com Belle & Sebastian, The Hives e Arctic Monkeys. Foi empresário das bandas Cansei de Ser Sexy e Bonde do Rolê.

Paulo Junqueiro
Há mais de 30 anos atuando no mercado fonográfico nacional e internacional, atualmente é diretor artístico da gravadora Emi Brasil. Foi diretor da Warner no Brasil e no exterior.

Danusa Carvalho
Empresária de grandes nomes da música entre eles: Cássia Eller, Farofa Carioca, Seu Jorge, Paula Lima. No momento desenvolve a carreira artística dos artistas Renegado, Aline Calixto e Kiko Klaus, que no momento se encontram em estúdio gravando seus primeiros CDs solo, além de ser a idealizadora e curadora dos projetos Stereoteca e Circuito Minas Instrumental.


04.06 (quarta-feira)
EXECUTIVA

Holger Beier
DJ e produtor musical alemão com extensa carreira internacional. Dono do conceituado selo de música eletrônica Bungalow, atualmente reside em Florianópolis, dividindo seu tempo entre os mercados brasileiro e europeu. Integrante do grupo Le Hammond Inferno, também assina com o nome Say Hooo!

Maria Juçá
Fundadora e coordenadora do Circo Voador no Rio de Janeiro. Foi coordenadora da Rádio Fluminense e, além de agitadora cultural, coordena o pontão de cultura digital do Circo Voador.

Lúcia Camargo
Executiva do mercado nacional, foi Secretária de Estado da Cultura do Estado do Paraná, Diretora Artística do Teatro Municipal de São Paulo, Diretora Administrativa da Universidade Livre de Música e atualmente é Presidente da Fundação Clóvis Salgado.


05.06 (quinta-feira)
COMERCIAL

Silvio Pellacani Junior, Tratore Distribuidora
Distribuidora de selos e artistas independentes, atualmente é uma das poucas que representa a circulação musical independente brasileira.

Eric Taller, Ginga P
Norte-americano responsável pela criação da Ginga P, responsável pela distribuição, produção e realização de eventos no Rio de Janeiro e Salvador.

Reinaldo Pamponet, Eletrocooperativa
Fundada em 2003, a Eletrocooperativa é um projeto que trabalha pela inclusão de jovens carentes na sociedade através da música, tecnologia e arte digital. Após quatro anos de atuação em Salvador, também passaram a operar em São Paulo.


06.06 (sexta-feira)
COMUNICAÇÃO

Pedro Alexandre Sanches
Foi jornalista da Folha Ilustrada, escreve na Carta Capital e é autor dos livros Tropicalismo- Decadência Bonita do Samba e Como Dois e Dois São Cinco.

Luiz César Pimentel
Diretor de conteúdo do MySpace Brasil, trabalhou como jornalista em importantes veículos como Carta Capital, Folha de São Paulo, Caros Amigos e Trip. Foi um dos responsáveis pela criação da revista Zero e gerente de conteúdo da Starmedia para a América Latina, além de diretor de conteúdo do portal UOL.

Antônio Carlos Miguel
Jornalista especializado em música há 30 anos, é repórter e crítico do Segundo Caderno/O Globo. Publicou o livro "Guia de MPB em CD" e é jurado dos prêmios Grammy Latino, TIM e Rival de Música.

Bookmark and Share
Digg! BlogBlogs.Com.Br

If you enjoyed this post Subscribe to our feed