Suicidal Tendencies encerra com fôlego o primeiro dia do Porão do Rock 2008

0

Written on 14:30:00 by Maurício Angelo

A 11º edição do Porão do Rock começou ontem com casa cheia até o fim e uma organização praticamente impecável. Shows no horário, tranqüilidade, estrutura exemplar e ótimas condições para todos os presentes neste que é um dos maiores festivais do país. O dia heavy do evento mesclou nomes do hardcore e do metal como Mukeka Di Rato, Almah, Black Drawing Chalks, Macakongs 2099, MQN e DFC.


Já o Matanza, fez apresentação eficaz o suficiente para ter o público na mão, cantando “clássicos” como “A Arte do Insulto”, “Ressaca Sem Fim”, “Ela Roubou Meu Caminhão”, “Clube Dos Canalhas”, “Eu Não Gosto de Ninguém” e “Bom É Quando Faz Mal”. O melhor show nacional da noite naquela que provavelmente é uma das bandas brasileiras mais felizes em criar uma identidade conceitual aprovada e adorada pelos fãs. A exemplo, em escala mundial, dos headliners.

Aliás, foi preciso esperar até as 02:20 h da manhã para ver Mike Muir (vocal), Mike Clark (guitarra), Dean Pleasants (guitarra), Steve Brunner (baixo) e Dave Hidalgo Jr. (bateria) entrarem no palco. Mas o hino “You Can’t Bring Me Down” mandado logo de cara deu o tom da celebração coletiva que o show do Suicidal Tendencies se tornou.

Um dos poucos nomes que conseguiram alcançar o status de se tornarem não só um grupo, mas uma instituição – influenciando diretamente o comportamento, as idéias e o vestuário de seus fãs, além de fincarem os pés com o quase inquestionável título de melhor banda de crossover da história, o SxTx mostrou uma vitalidade impressionante para quem tem mais de 25 anos de carreira.


Se a idade pesa e a forma física já não é a de antes, Mike Muir não dá a mínima e continua com a presença monstruosa que o consagrou como um dos frontmans mais carismáticos (e respeitados) que se têm notícia. O duo de Clark e Pleasants nas guitarras entregou uma execução limpa e inspirada, com os solos certeiros e riffs explosivos que puxavam rodas insanas de pogo entre os 15 mil presentes. Steve Brunner já está adaptado e não compremete o difícil posto de baixista do Suicidal, tendo entrosamento satisfatório com o recém-integrado Dave Hidalgo Jr. na bateria.

Com toda a discografia bem representada no set-list, os clássicos dominaram. Apresentação old-school sem cheiro de naftalina: “Subliminal”, “War Inside My Head” – inesquecível e “I Hate You Better” confirmaram a ótima forma, sendo a mistura perfeita, e genuína, de metal, hardcore e funk.

Na última, “Pledge Your Allegiance”, Muir começou a chamar alguns fãs para subir ao palco, o que acabou se transformando rapidamente numa invasão, surpreendentemente bem sucedida. A visão, no mínimo curiosa, é símbolo da “atitude” – palavra que no caso deles pode ser usada sem receio – que sempre os caracterizou, e continua presente.

Difícil imaginar um final mais apropriado para uma banda que consegue transformar um show em uma arena de grandes proporções numa celebração intimista entre amigos. Que venha o novo CD – o primeiro após 8 anos.

O Porão do Rock continua hoje com uma programação mais pop, culminando no aguardado encerramento dos britânicos do Muse.

www.poraodorock.com.br

Bookmark and Share
Digg! BlogBlogs.Com.Br

If you enjoyed this post Subscribe to our feed